"Só existem dois dias no ano que nada pode ser feito. Um se chama ontem e o outro se chama amanhã, portanto, hoje é o dia certo para amar, acreditar, fazer e principalmente viver”.
(Dalai Lama)


terça-feira, 28 de outubro de 2008

Aproveite o dia!



No filme Sociedade dos Poetas Mortos, um personagem se destaca como notável exemplo de coragem – John Keating, o professor iconoclasta interpretado por Rodin Willians. Nesta obra-prima cinematográfica, Keating pega um grupo de alunos de um internato extremamente rígido, militarizado e conservador, para ensinar literatura d língua inglesa.
Determinado a aguçar o interesse dos rapazes no que eles acreditam ser uma matéria enfadonha, Keating emprega um estilo de ensino altamente revolucionário, e os inspira a fazer da vida algo extraordinário.

Keating mostra para os alunos que eles perderam de vista os sonhos e as ambições. Estão vivendo mecanicamente, segundo as diretrizes e expectativas dos pais. Almejam tornar-se médicos, advogados e banqueiros porque isso é o que seus pais lhes disseram que seriam. Mas esses sujeitos mal se dedicavam a pensar o que realmente tinham no coração. Numa das primeiras cenas do filme, Keating sai da sala de aula com um sorriso travesso e pede que os rapazes o sigam.

No corredor, Keating reúne os rapazes ao redor de um mural de troféus que contém troféus empoeirados, lembranças escolares e algumas antigas fotografias em preto-e-branco de antigos alunos. Ali, Keating pede que um dos alunos abra seu livro e recite o poema Botões de Rosas, de Robert Herrick. Um dos garotos, hesitante, lê em voz alta:
Colham botões de rosas enquanto podem;
O velho tempo continua voando;
Essa mesa flor que hoje sorri;
Amanhã estará expirando.

- “Colham botões de rosas enquanto podem” – repete o professor. – “Em latim, a expressão que designa esse sentimento é carpe diem. Quem sabe o que significa?”.
O garoto sabichão do grupo responde:
- “Aproveite o dia.”

- “Aproveite o dia” – diz Keating – “Colham botões de rosas enquanto podem. Porque o poeta usou essa expressão?”
Outro garoto tenha adivinhar: - “Por que ele estava com pressa?”
Imitando o zumbido de programa de auditório, o professor o corrige:
- “Não, mas obrigado pela participação.” Então ele se volta para os rapazes e explica: - “Porque todos nós somos comida de vermes, senhores! Porque, acreditem ou não, um dia cada um de nós vai parar de respirar, ficar frio e morrer!”.

Keating chama a atenção dos garotos para o mural dos troféus:
- “Agora gostaria que vocês dessem um passo à frente e olhassem com atenção alguns desses rosots do passado. Vocês passaram por eles muitas vezes, mas acho que não repararam com atenção.”
Os garotos olham fixamente as fotografias.
- “Eles não são diferentes de vocês, não é?” – sugere o professor. – “Alguns cortes de cabelo. Cheios de hormônios, assim como vocês. Invencíveis como vocês e sentem. O mundo é sua ostra! Eles acreditavam que estavam predestinados a grandes coisas, assim como vocês. Os olhos deles estão cheios de esperança, assim como os de vocês.”

Keating interrompe sua fala a fim de fazer com que suas palavras penetrem nos garotos.
- “Eles esperaram até que fosse tarde demais para fazer apenas um pouco do que eram capazes? Vejam, senhores, que estes rapazes hoje estão servindo de adubo. Keating sorri. – “Porém, se vocês chegarem bem perto, poderão ouvi-los sussurrar a vocês: “Vamos lá, aproximem-se.”
Os garotos levantam o pescoço em direção ao mural de troféus. – “Estão ouvindo?” – Então, como se representasse a alma desses alunos do passado, Keating sussurra com um tom de voz rouca, com sentido de profunda urgência: “Carpe diem. Aproveitem o dia, rapazes! Tornem a vida de vocês extraordinária!”

Agarre a oportunidade! As oportunidades vêm por você todos os dias. Hoje já foi futuro daquilo que você já esperou tanto no passado. O ideal nunca chega. Hije é o dia ideal para quem o faz ideal. Viva o hoje. Viver amanhã é tarde demais, viva o hoje. Tudo que temos é agora. O hoje bem vivido o prepara tanto para as oportunidades, quanto para os obstáculos de amanhã.
Carpe diem! Aproveite o dia e reflita as cores de Deus para seu mundo. Dentro de você, há potencial colocado em você pelo “sopro” de Deus. Não o guarde em segredo.
Comece a viver hoje o potencial que Deus lhe deu!




“Um homem pode ser bem-sucedido em quase tudo a que ele se dedique com entusiasmo.”
(Charles M. Schwab)

“Aquele que não executa suas resoluções enquanto estão novas não pode ter nenhuma esperança delas depois. Elas estarão dissipadas, perdidas e mortas na pressa e afobação do mundo, ou naufragadas no pantanal da indolência.”
(Marie Edgeworth)



Texto de Daniel C. Luz
Extraído de Revista Qualimetria (FAAP) – nº 205 – Set/2008 – pag. 92/93 - Insight

Nenhum comentário: