"Só existem dois dias no ano que nada pode ser feito. Um se chama ontem e o outro se chama amanhã, portanto, hoje é o dia certo para amar, acreditar, fazer e principalmente viver”.
(Dalai Lama)


quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Significados dos enfeites natalinos

Árvore de Natal
Representa a fertilidade e a vida. A tradição européia de enfeitá-la cm fitas, botas e laços, indica fartura e o desejo de colheita de bons frutos durante o próximo ano.

Presentes
Trocar presentes na noite de Natal relembra o ato dos Três Reis Magos. Eles seguiram a estrela guia para dar boas vindas a Jesus, oferecendo mirra, incenso e ouro.
Ceia
Assim como Jesus partilhou o pão e o vinho com seus apóstolos na Última Ceia, o jantar de Natal representa a confraternização, o respeito e o amor ao próximo.

Guirlanda
O enfeito colocado nas portas anuncia a chegada da temporada de festas. Feito originalmente com ramos de pinheiro, o adorno recebe todos os visitantes com votos de boa saúde.

Sinos
O som dos sinos anuncia a chegada de Jesus Cristo. Nos dias festivos, as badaladas indicam respeito ao chamado divino e à oportunidade de comunicação entre os terrenos e o céu.
 
Papai Noel
Inspirado no bispo turco São Nicolau, o religioso era famoso por amparar os mais necessitados e por distribuir moedas e agrados às crianças da região. Reza a lenda que, atualmente, o bom velhinho vive no Polo Norte e conta com suas renas e duendes para distribuir presentes às crianças do mundo todo na noite de 24 de dezembro.

 
Presépio 
O primeiro foi montado por São Francisco de Assis, na Itália (século 13). Com pessoas e animais de verdade e representa o nascimento de Cristo Jesus. O hábito visa o fortalecimento da fé.


Extraído de M de Mulher

Nenhum comentário: